O longa brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, direção de Walter Salles Jr, conquistou o Oscar de melhor filme internacional. É a primeira vez que o Brasil leva a estatueta dourada da academia de Hollywood.
O filme se baseia em livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, escritor e filho de Eunice e Rubens Paiva. O longa-metragem retrata a vida da matriarca da família, que sofre com o desaparecimento do marido por integrantes das forças armadas do Brasil durante a Ditadura Militar.
O Oscar foi entregue a Walter Salles Jr pela atriz Penelope Cruz. No palco, o diretor ressaltou a relevância social de Eunice Paiva e a importância para a arte de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretam a Eunice.
Além do Oscar de melhor filme internacional, o filme brasileiro disputa a estatueta do Oscar em outras duas categorias: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme.
Antes de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’, o Brasil já havia disputado o Oscar em outras oportunidades com Cidade de Deus, Central do Brasil, Uma história de Futebol, Lixo Extraordinário, O Sal da Terra, O menino e o Mundo, O Touro Ferdinando, Democracia em Vertigem, O Pagador de Promessas, O que é isso, companheiro?, O Beijo da Mulher Aranha e O Quatrilho.