Brasil – A onça-pintada responsável pela morte do caseiro Jorge Ávalo, 60 anos, em Aquidauana (MS), foi finalmente capturada nesta quinta-feira (24) por uma equipe especializada. O felino, um macho de 94 quilos, foi encontrado em estado de fraqueza e magreza extrema, levantando questões sobre as reais causas do ataque fatal ocorrido na última segunda-feira (21).
A operação para capturar o animal mobilizou sete pessoas: um pesquisador especializado (Gedienson Araújo), dois guias locais e quatro policiais militares ambientais.
A equipe seguiu os rastros da onça, que havia retornado à propriedade onde cometeu o ataque, revirando a área onde Jorge limpava peixes. O felino foi encontrado em uma região de mata fechada no Pantanal e sedado para captura segura.
VEJA
Em meio aos exames no animal, foi constatado que a onça apresentava magreza acentuada. Um aceso venoso foi instalado para emergências e a equipe realizou o monitoramento cardíaco e de temperatura do felino.
O estado físico do felino sugere que a escassez de alimentos no Pantanal pode tê-lo levado a atacar um humano como último recurso. “Vamos entender o que aconteceu”, completou Araújo sobre os próximos passos.
A onça foi encaminhada para um centro de reabilitação animal, onde passará por avaliação comportamental, recuperação nutricional e um estudo para determinar se será reintroduzida na natureza.