Quatro membros da família Hinduja, a mais rica do Reino Unido, foram condenados à prisão ontem (21), na Suíça. As sentenças variaram entre quatro e quatro anos e meio de reclusão. A defesa da família disse que vai apelar da condenação.
Prakash e Kamal Hinduja, o filho deles Ajay e sua esposa Namrata foram considerados culpados pelos crimes de exploração de mão de obra e emprego ilegal. Eles foram absolvidos da acusação mais grave, de tráfico de pessoas.
Prakash e Kamal Hinduja receberam quatro anos e meio de prisão cada, enquanto as penas de Ajay e da esposa foram de quatro anos. O administrador financeiro da família também foi condenado a um ano de reclusão. Os Hinduja estavam sendo julgados desde segunda (10) em Genebra. Eles eram acusados de exploração da mão de obra de seus funcionários e de tráfico humano, considerado um crime grave no país, segundo a “Bloomberg”. Eles negam as acusações.
Entre as acusações, estão Os Hinduja são indianos e estão sendo acusados criminalmente de trazer ilegalmente empregados na Índia para cuidar de seus filhos e da casa, tomar seus passaportes e não os deixar sair de casa sem autorização, afirma a promotoria. A corte ordenou que a família devolva os passaportes aos empregados. Além disso, a acusação diz também que a família pagava os funcionários em moeda indiana e não em francos suíços, o que lhes dava pouca liberdade para retornar à Índia, de acordo com a “Bloomberg”.