A Polícia Civil do Amazonas prendeu, na manhã desta quarta-feira (9), André Elias Almeida Soares, 39 anos, acusado de invadir uma sinagoga em Manaus e cometer crimes de intolerância religiosa e apologia ao nazismo. A prisão preventiva foi cumprida no flutuante onde ele residia, no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.
Segundo investigações do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o suspeito invadiu o templo na última segunda-feira (7) e, após não encontrar o rabino, colou símbolos nazistas e mensagens de ódio nas dependências do local. Além disso, as autoridades descobriram que ele vinha intensificando atos violentos contra a comunidade judaica e outros grupos.
Entre os materiais apreendidos estavam links para arquivos com conteúdo de exploração infantil simulada e vídeos com ameaças a autoridades políticas e religiosas. Diante das evidências, o delegado Marcelo Martins solicitou a prisão preventiva, deferida pela Justiça. André responde por racismo (discriminação religiosa) e simulação de criança em cena de sexo explícito.
Durante a operação, policiais também apreenderam celulares, computadores e HDs, que serão periciados para investigar outros possíveis crimes. O caso segue sob investigação.