Brasília (DF) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma nova cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília, neste domingo (13). A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha o estado de saúde de Bolsonaro. Segundo Marinho, o procedimento é “demorado”, mas até o momento não há boletins médicos oficiais divulgados pela unidade hospitalar.
Bolsonaro foi transferido de Natal (RN) para Brasília na noite de sábado (12), em uma UTI aérea, após apresentar fortes dores abdominais. O quadro clínico está relacionado a uma obstrução intestinal, complicação recorrente desde o atentado a faca sofrido em 2018, durante a campanha presidencial.
Desde o ataque, Bolsonaro passou por pelo menos quatro cirurgias diretamente ligadas às lesões causadas pela facada. Entre os procedimentos estão a instalação e posterior retirada de uma bolsa de colostomia, correção de hérnia abdominal e reconstrução do trânsito intestinal. Além disso, ele foi internado em outras ocasiões por obstruções intestinais e realizou procedimentos como vasectomia e retirada de cálculo renal.
A nova cirurgia ocorre em meio a uma agenda política intensa de Bolsonaro, que tem percorrido o país para apoiar pautas conservadoras e buscar apoio para um projeto de anistia a seus aliados envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Apesar de estar inelegível até 2030, o ex-presidente segue ativo politicamente e enfrenta diversas investigações judiciais.